segunda-feira, 27 de agosto de 2012
No Brasil, nem uma linha para o rugby. Nem 1ª, nem 2ª linha!
"O Rugby brasileiro assombra o mundo!!", como diria a famosa campanha finalista em Cannes.
Se ainda não assombramos com a performance, assombramos e de forma vergonhosa com a cobertura que o esporte recebe pela maior parte da mídia.
Em plena esteira para a Rio 2016, os maiores jornais do Brasil, e boa parte dos grandes veículos, seguem a ignorar de forma inexplicável o rugby brasileiro e também o rugby para brasileiros.
Um esporte que cresce sim no país pelas mãos de heróis apaixonados, muitas vezes voluntários (reforçando um dos valores mais importantes desse esporte, a União), e pela gestão responsável da confederação, que além da administração propriamente dita, e em meio a todas as dificuldades, trabalha forte na área técnica e também não arrefece a busca de patrocínios para pagar uma conta enorme que envolve capacitação e desenvolvimento, categorias de base e alto rendimento.
Tudo isso para fazer o esporte crescer, ganhar adeptos e praticantes e para também podermos chegar ao Rio num bom nível.
No entanto, a mídia não ajuda em nada.
Dez dias atrás, estreou o "The Rugby Championship", uma nova versão do antigo e poderoso "Tri-Nations" que reunia até o ano passado 03 potências mundiais do rugby (África do Sul, Nova Zelândia e Austrália - nações que venceram 6 de 7 edições de Copa do Mundo, salvo meu engano), e agora traz a Argentina, uma adição importantíssima para o crescimento do esporte na América do Sul.
Os jogos, apesar de serem, sobretudo, um grande espetáculo esportivo, passam ao largo das linhas dos jornais.
Eles trazem, além do futebol, Formula Truck, NASCAR Truck, F1, vôlei, basquete, entre outros. E não vale justificar que o Brasil não está presente porque também tem motociclismo, golfe, etc. onde também não temos (quando temos) "aquela" presença...
Com todo respeito a todos os esportes citados, seus praticantes e fãs, é ridículo que a imprensa esportiva brasileira, salvo as exceções, em sua maioria especializadas, ignore o Rugby (e tantas outras modalidades, olímpicas ou não) e as iniciativas do IRB (International Rugby Board).
Justiça seja feita à ESPN que além dos primeiros Sul-Americanos, atualmente exibe para brasileiros Copas do Mundo, Heineken Cups, Six-Nations e, felizmente, o torneio citado aqui.
Com uma boa assessoria de imprensa, um monte de seguidores e fãs e os bons patrocinadores que o Rugby tem, é inaceitável (e injusto) que isso aconteça.
Acorda, Brasil!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rugby é um esporte concorrente do futebol, vai demorar muito para os mafiosos que comandam a CBF e as emissoras abertas permitam que ele seja inserido na nossa vida, infelizmente.
ResponderExcluirQualquer esporte neste país concorre com o futebol! Acho que há espaço pra todos! O problema é que a mentalidade da população é só futebol e mais nada! Só se interessam por outros esportes quando não há um jogo do Campeonato Brasileiro ou em tempos de Olimpíadas! Juntando isso à ignorância da mídia nacional de menosprezar todo e qualquer esporte em crescimento, vide o que ocorria com o MMA até pouco tempo, acaba que o rugby tem que lutar e muito pelo pequeno espaço disponibilizado! Acredito e muito que o crescimento do rugby argentino ajudará na esposição do rugby aqui!
ExcluirConcordo em gênero, número e grau com tudo que foi dito nessa matéria! Vale a pena ressaltar alguns pontos. Além da ESPN, o canal Sportv, graças ao grande trabalho da CBRu, transmite desde o ano passado os jogos das Seleções Brasileiras de Rugby e os torneios Super X e Campeonato Brasileiro de 7's. Porém, acho pouco, pois já que eles estão dispostos a investirem nessa modalidade olímpica, poderiam ao menos transmitir o Circuito Mundial de Sevens. Outro canal que vem nos abrilhantar com o rugby é o Band Sports. Ótimo ver o Top 14 e algumas etapas do circuito mundial de sevens! Aqui no Rio de Janeiro raramente algum jornal impresso relata alguma atividade do rugby nacional ou local. O único que tem feito isso com frequência é o jornal RJ Sports, distribuido gratuitamente no metrô! Acho muito pouco para um país que adora MMA e tantos outros esportes mais "duros"! Pena que a mídia brasileira ainda apele muito para a "cultura norte-america" e focalize o Futebol Americano (acho que tem espaço para a bola oval deles e a bola oval mais praticada no mundo)e tantos outros eventos que ocorrem naquele país. Também acho que a CBRu, no meu ponto de vista, não busca tanto canais de televisão abertos para divulgar o rugby! Um exemplo é o que ocorreu no Sul-americano de 7's deste ano. Nada foi divulgado em local algum do Rio de Janeiro, nem em mídias abertas. Somente em redes sociais e muito pouco no canal Sportv. Eu trabalhei de voluntário nesse torneio e conversando com os organizadores, deu para perceber que não houve buscas de parceirias junto a Prefeitura do Rio, nem ao Estado. No mesmo final de semana ocorreu o Rainha da praia de volley. Havia nas estações de metrô vários cartazes. Acho que isso seria o mínimo para atrair o público para o estádio da Gávea. Espero que tenha servido de lição para o torneio do ano que vem!
ResponderExcluirSinceramente nao aguento ver mais futebol, formula 1 na TV! So comentam e mostram estes! Acorda Brasil!! Infelismente o povo brasileiro e a midia so dao valor ao esporte que se destaca mais com vitorias e trofeus ou medalhas.
ResponderExcluirFaltou falar da BandSport, que abraçou o Sevens Series, e agora o Super 14 da França!
ResponderExcluirdoug, obrigado por comentar. sim, vc (assim como os demais, infelizmente, anônimos) tem razao em dizer que faltou comentar do bandsport sim.
Excluirvamos adiante. temos 4 anos e mta coisa pode mudar.
abs.